segunda-feira, 18 de maio de 2015

Diplomática + Tipologia = Plano de Classificação

Bom dia!

Vim compartilhar com vocês sobre a importância da diplomática e da tipologia na criação de um bom plano de classificação. Vejamos:

Por: Mariana Lima Felipelli - 13/0014478

A diplomática analisa todas as características do documento, procurando avaliar se estas são verídicas ou não. Já a tipologia, analisa o documento dentro do seu contexto de produção e função dentro da instituição.
Com a diplomática, é possível determinar séries documentais e quais documentos pertencem a essas séries. Essas informações são imprescindíveis para a criação de um plano de classificação. Um bom plano de classificação conseguirá, através das informações que a diplomática e a tipologia disponibilizam, atender às necessidades da instituição, pois o plano terá uma série para todos os seus tipos documentais, que serão classificados de acordo com as suas funções e contexto dentro da instituição.
A junção da diplomática e da tipologia em uma mesma ferramenta arquivística, dá a possibilidade do documento ser classificado em todos os seus âmbitos.

Agora, vamos ver o que o David Maciel achou sobre o que eu escrevi:

A aluna foi pertinente e pontual em suas colocações, mas de uma forma mais genérica.
A Diplomática em si, após a aplicação, irá dar nomes aos documentos e defini-lo muito bem. A Tipologia irá dar a função desses documentos, que documento X tem uma função do documento Y.
Assim, com o documento, mais a função, mais o contexto, forma-se o Plano de classificação.

Por fim, as minhas considerações finais:

Como o David apontou, eu realmente fui um pouco genérica em minhas colocações, mas, felizmente, consegui transmitir meus pensamentos. Com as discussões em sala, pude perceber que a elaboração de um plano de classificação não é de todo fácil, depende também de outras análises, um diagnóstico. Seria mais fácil elaborar este plano de classificação do que lidar com o grande problema das massas documentais acumuladas.  No entanto, isso não ocorre devido uma questão de interesse: o que gera mais lucro para empresas de consultoria, elaboração de planos ou visitas periódicas para tratar massas documentais? Com certeza, a segunda opção.
A aula gerou uma discussão muito interessante, sendo construtiva para a minha vida acadêmica e profissional, uma vez que, vários pontos de vista sobre um mesmo tema, de alunos de uma mesma classe foram ouvidos e discutidos.


Até mais, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário